Instituto Sistemas Humanos complexidade subjetividade instabilidade

Acreditamos na auto-organização, no caos e na incerteza como fontes de transformação, na inclusão do observador no observado e na relatividade da construção das realidades.

Instituto Sistemas Humanos complexidade subjetividade instabilidade

Acreditamos na auto-organização, no caos e na incerteza como fontes de transformação, na inclusão do observador no observado e na relatividade da construção das realidades.

Nossa missão

Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento da terapia familiar no Brasil através da formação de novos terapeutas, da realização de pesquisa, do desenvolvimento de trabalhos sociais a partir do paradigma da complexidade e da divulgação do conhecimento nessa área em congressos, livros, revistas e internet.

Nossas Crenças

Acreditamos na auto-organização, no caos e na incerteza como fontes de transformação, na inclusão do observador no observado e na relatividade da construção das realidades. Acreditamos no diálogo como uma experiência de fertilização recíproca, na conversa entre as ciências e na própria ciência como uma construção social, portanto geradora de um conhecimento relativo dentro de um contexto social datado.

Formação em Terapia de Casal e Família

Com o foco na pessoa do terapeuta, ao longo de toda a sua formação, trabalhamos a dinâmica do grupo procurando estabelecer pontes entre a teoria e a experiência pessoal e clínica de cada um.

Utilizamos como disparadores aulas teóricas, seminários preparados pelos alunos, filmes, role-playings, simuladas , oficinas genogramas, supervisões simultâneas em sala com espelho unidirecional e equipe reflexiva.

Nossos Projetos

CriaTua

Conexões que transformam a relação pais e filhos

Clínica de casal

Proposta de reunir terapeutas de casal, para pensar “o casal”

Clínica Social

Atuando com duas interfaces de mútuo crescimento e desenvolvimento

Clínica Anima

Veja mais

Ciranda de idéias

Esta ideia iniciou-se ao final de 2018, com uma turma irrequieta, atenta, ávida por novos conhecimentos e experiências.

Grupo de Estudos e Afetos

O grupo é aberto a terapeutas de família e casal, psicólogos e outros colegas que queiram aprofundar seus conhecimentos a partir de uma abordagem sistêmica-construcionista.

Prática Clínica

A Prática Clínica tem como proposta oferecer um espaço para as famílias ou casais poderem avançar em suas demandas e questões.

Ponto de Encontro

Lugar para os terapeutas de Familia e Casal sentarem ao redor de um tema, dividirem suas experiências, abrirem suas mochilas de vivências e histórias. Lugar para os terapeutas de Familia e Casal sentarem ao redor de um tema, dividirem suas experiências, abrirem suas mochilas de vivências e histórias. Ler, assistir filmes, ver vídeos de atendimento, fazer confidências clinicas! 

Pertenser

Desenhando caminhos de pertencimento

O PertenSer se dedica a estudar e trabalhar com o tema da ADOÇÃO e PERTENCIMENTO nas diversas constituições familiares.

Construção pela vivência em terapia familiar: entrevista com os autores

Parceiros

Nossos parceiros

São Paulo

Rua Indiana, 1188 - Brooklin Paulista
11 5505-8911
11 95028-8537
sistemashumanos@sistemashumanos.org

Sorocaba

Rua Gustavo Teixeira, 274
15 99843-3082
shsoroc@gmail.com